Ancestralidade

 

ANTEPASSADOS

Termo da moda, agora e sempre, tudo que se relaciona a “ancestrais”

As culturas tradicionais indígenas e africanas sempre usaram muito esse culto a ancestrais como um ato de sapiência e aprendizado.

Nossos ancestrais nos mostravam caminhos nos ensinavam soluções normalmente valorizadas e transmitidos através da oralidade de um povo, propagando culturas e saberes As custas disso a espécie humana foi evoluindo desde os neandertais ate os dias atuais (nenhuma novidade)

Também os povos ,ditos brancos evoluíram da mesma maneira e criaram livros para que a oralidade fosse registrada, sedimentada e transformada em ciência, que partisse de experiências e saberes anteriores, e a evolução passou a ser talvez mais rápida e disseminada a alguns poucos pertencentes aos seus grupos ,criando sábios, eruditos, filósofos e depois a todos que tiveram acesso a cultura e aos “saberes” que seus ancestrais os permitiram diminuindo a ignorância e causando uma maior evolução científica

Nossos ancestrais mais próximos, podem nos ensinar até com simples frases e ditos das vovós que

“onde se gemina fogo se colhe tempestade”, mas elas também cometem e disseminam erros , pois manga com leite não mata ninguém, mas coitadas foram também enganados por ancestrais gananciosos e maléficos decorrentes do poder econômico da época da escravatura, assim os negros não tomavam o precioso leite pois só tinham mesmo mangas para comer de “graça”.

Hoje o nosso acesso ao conhecimento triplicou, deu um salto em apenas uma geração, ele nunca foi tao grande com : livros a internet que se popularizou em todos os idiomas e quase todos os povos,mas nem sempre ele é bem utilizada.

E de repente toda a nossa ancestralidade está sendo usada, manipulada e valorizada como sendo a responsável por toda a nossa incapacidade de assumir as próprias vivências e saberes e responsabilidades

É um tal de ancestrais para lá e para cá, levando a culpa de doenças físicas e mentais como se “genética” fosse a causa de tudo .e explicasse todos os males da nossa existência falha. Cada dia a moda das “influências familiares” se torna mais perigosa. Afinal é bem mais fácil culpar o outro do que assumir os nossos próprios erro falhas e dificuldades e assumir que não somos perfeitos.

Já houve uma época que diziam que os pacientes de câncer eram “culpados” de se auto destruir, hoje quem sabe a sua candidíase ( cogumelos) de repetição não sejam decorrentes da plantação de cogumelos que seu bisavô destruiu na floresta de Nottingam para pegar o Robin Hood

Já pensaram que os primeiros podem ser “causados” por vírus como o câncer uterino e outros , ou que o segundo pode ser também decorrente das roupinhas de nylon ,hábitos alimentares e culturais errados?

Deixa o bisavó em paz e para de ser enganado, comece a se responsabilizar e mudar seus hábitos

O saber dessa nova “oralidade” mal construída e aprendida num cursinho de 10 dias de “psico- bio (ou orgânico) genealógicas ou constelações familiares que alguém tirou ali na esquina ,usando a literatura de “filósofo“nazista, misturado com a religiosidade ancestral do catolicismo da santa inquisição, não está dando muito bons resultados principalmente em quem realmente precisa de orientação psiquiátrica.


Será que não é melhor encontrar ajudas em estudos, saberes científicos baseado em evidências psicoterapeutas sérios, e que obvio também não são estáticos, como nada é , mas dão bastante mais “trabalho” de enfrentar.

Mais fácil é crer na teoria da facilidade induzida por um guru qualquer que faz publicidade via internet.

Já que o problema ou a solução é “ancestral”, procura uma “mãe ou pai de santo” é geralmente grátis e normalmente causa menos estrago, apesar de muitas vezes o prejuízo financeiro que muitas seitas religiosas causam é igual.

É o abuso de saberes e palavras antigas, apenas para  justificar uma vigarice nova.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aviso aos navegantes " ladra de galinha"

retornado velhos textos