Quebra MAR (Uma homenagem as novas mamães)


Onde construir um Quebra mar?

Acabei de ler um excelente livro de um peruano chamado Mario Vargas Llosa, chamado Travesuras de una niña malla,que dentre varias passagens , cita uma referente a construção de um quebra mar.
Diz o conto que apesar de toda a tecnologia existente , de engenheiros e técnicos qualificados, a procura do lugar exato para que tudo tenha um bom resultado, depende da observação de um « olheiro do mar » , de um homem que pela sua capacidade de observação do mar e de seus segredos, indica o lugar exato onde ele deve ser construído. Após inúmeras tentativas vãs de substituir o homem experiente pelo técnico e engenheiro, não conseguiam nunca encontrar o lugar exato para a construção, o que ele fazia, sem nenhum estudo aprofundado, apenas pela OBSERVAÇAO e conhecimento pratico das marés e dos mares
Observar! Obstare !Obstetrícia!
Vem do latim obste tare isso é esperar, mas também significa , poder observar bem ,para se ter um bom resultado.
A pratica do ato de parir requer apenas isso, conhecer o momento exato ,ter o conhecimento ,a experiencia e a técnica e saber qual o momento exato de intervir, quando esperar, e porque não esperar, « porque não construir o quebra mar ali? pois não vai dar certo » Porque esperar ou não esperar um parto normal ? Quando é impossível nascer sem dano e quando será necessário a intervenção ai sim do « letrado » do doutor para resolver o que a natureza impede.?
A cada dia existem menos obstetras , e mais doutores, que optam por duas soluções ou operar demais pois não sabem resolver as complicações do parto, se houverem! ou operar de menos e deixar o parto em si, isso é a natureza ,resolver
para eles ,e ela a natureza dizer o que não é possível, depois de longas horas de espera e muitas vezes de sofrimento para todos os envolvidos.
Nascer sempre foi um mito assim como morrer ,e parece que alguns doutores continuam se relacionando, muito mal com eles, afinal são seres humanos e como tal se relacionam mal com tabus.
A obstetrícia é uma ciência, é necessário observação, pratica, experiência. Saber aonde o quebra mar deve ser construído, por observação das marés. É logico que a técnica os aparelhos e o estudo podem determinar com antecedência aonde não devem ser feitos, ou aonde não se deve tentar pois o risco é maior que a espera
Mas quando esse risco anterior não existe , ai sim vai do bom senso e da capacidade de cada obstetra de esperar mais ou menos em detrimento maior ou menor da mãe e do bebê.
Pariras entre dores para espiar os pecados do mundo?
Já ouvi falar nisso !Parece que esta escrito em algum lugar, ou traduzido digamos assim de um velho livro religioso, e transformado em um Dogma da mesma religião e de outras correlatas ,sobre o nascimento?
Sera que nesse mesmo livro também não tem escrito : Ficar com enxaquecas para expiar os pecados da mente? Ou por exemplo, aguentar as dores da coluna ou de um câncer, para expiar os pecados do corpo?
Porque a ciência médica evolui cada dia mais, para eliminar essas dores, impedir que elas existam, brigar contra elas ,tornar as pessoas mais felizes e capazes de não sofrer e alguns ainda acham que parir entre dores é necessário e é normal ?
E esse alguns nem sempre são médicos alguns são mesmo pasmem ! Mulheres! As próprias envolvidas no processo acham que devem sentir dores , que devem passar por isso ,como se a culpa de não conseguir parir normalmente , ou pedir para atenuar as dores, do parto as tornem menos Mãe? Mulher?
Quem traduziu esse « livro » devia ser homem, pois não vejo nada escrito por lá sobre, expiar os pecado do mundo pelo pai ,alias ele é o criador e as mulheres as submissas e as que aturam as dores,e pagam o preço da existência do mundo
Incrível que 2007 anos após isso ,ainda continuem aceitando essa balela ,e muitos « parteiros » ainda continuam achando que única maneira de se parir é :
Esperando até a natureza diga a eles que é impossível,quando deveriam saber , isso é acompanhar horas a fio o sofrimento de alguem e depois, todos magnânimos indicarem a cesariana salvadora,
Talvez em roma antiga na época dos Césares essa tenha sido a medida salvadora da vida dos futuros imperadores , pois a mãe morria na hora ,afinal podiam arrumar outras .As infecções da era pré antibiótica o mal conhecimento cirúrgico e e outras faltas de conhecimento da medicina vigente aceleravam o fim.
Hoje ela é uma cirurgia banal, se bem executada, não tao banal para ser a escolha dos que não sabem conduzir um parto, mas também não tao difícil que deva ser feita apenas em ultimo caso,pois esse ultimo caso a meu ver, é a incapacidade obstétrica de avaliar corretamente aonde o quebra mar deva ter ser construído.
Mostra o bom senso ,que as estatísticas aumentam no mundo todo, graças a Deus e também a capacidade de alguns de não esperar ,que o cais quebre após o quebra mar ter sido mal colocado.
Isso é uma a pologia ao parto cesáreo?Não ,é uma apologia ao Parto normal conduzido por bons profissionais, experientes e capazes de resolver , sem que seja natureza que diga se pode ou não ser feito.
E também uma critica as culturas onde mesmo capazes de interagir para eliminar dores desnecessárias, não agem por incapacidade, falta de técnica, pratica, ou por cultivarem no fundo da mente a mentalidade tacanha e atrasada vigente nos « livros »religiosos,
Abaixo a cesariana sem causa e necessidade mas também, abaixo esses partos ditos normais depois de 30horas de esperas desnecessárias e mal conduzidas pois se se esperou tanto assim para não conseguir, seja capaz de descobrir isso antes não por aparelhos e livros mas por bom senso, observação, pratica e vivência.
Não deixam a natureza ou as crenças dos pacientes resolverem o que é impossível e sejam capazes e firmes de dizer isso pode ,isso não pode ,vençam os tabus antes que sejam vencidos por eles e a obstetrícia do futuro se transforme em uma pratica somente de leigos, observadores de marés, pois nenhum engenheiro foi ou é capaz de aprender ou dominar essa observação.
Talvez não seja produtivo, talvez não seja necessário intervir, deixe a natureza agir sozinha?
Sim ,e depois como acontece hoje na Africa aprendam, a consertar as consequências causadas por elas, talvez usando ai sim, métodos não invasivos e modernos, afinal se não houverem fistulas e incontinências urinarias e prolapsos , do lado materno
paralisias cerebrais e atrasos do desenvolvimento escolar por anoxias do lado fetal Isso vai fazer com que alguns outros profissionais não tenham trabalho
Eu como profissional que fui durante 30 anos ,não vou dizer que nunca tive uma duvida, que nunca titubeei numa avaliação,mesmo sem a tecnologia a mão, mas com certeza nunca tive nenhuma das complicações acima citadas , pois mesmo na duvida existem meios de resolver antes que o pior aconteça.
E como diria um velho professor de obstetrícia:
Parto que é fácil nasce :com, sem, e apesar do obstetra.

Comentários

Vitória disse…
OIbrigada pela indicação do blog Beijinhos.
doctor disse…
Fantástico Mario Vargas Llosa e fantástico blog
saludos mil dede Barcelona
Toni

Postagens mais visitadas deste blog

Aviso aos navegantes " ladra de galinha"

retornado velhos textos