A Saga Médica na Bélgica


Resolvi fazer um diário de reclamações sobre o suplicio sobre o que é ficar doente na Smurfolandia, mais conhecida como, ou sera menos? que aliás quase ninguem conhece, a Bélgica.

Eu estou internada nesse exato monento escrevendo do meu mini Laptop, diretamente ligada a uma internet Hi-Fi, do meu quarto de um hospital Belga considerado de Boa qualidade e que faz parte de um grupo tipo D'OR, para quem mora no Rio me entender , isso aqui nao é vantagem, pois todos são muito maiores que todos os D'or do Rio e os Einsteins de Sao Paulo.

Espaço: predios monumentais, jardins, cafetérias,restaurantes ,lojas de revistas e flores, boutiques, salas de ginastica , supermercados express, é comum dentro de quase todos os hospitais Belgas sejam eles publicos privados ou universitários.

Este hospital aqui é privado portanto tem o direito de te dar uma "facadinha" a posteriori , mesmo que vc tenha o tal plano de saúde básico sem extras de hospitalização,pois os seguro extra cobrem os extras de internação , Mas no meu caso como faço parte de uma faixa de VIPO ( nao é very importantant etcccc, é "duro" mesmo.O que o sitema social banca, eles nao poderão me esfaquear muito, espero......

Serviços extra médicos: A comida é sofrível como em qualquer hospital do mundo O peixe tem gosto de peixe ,e haja peixe ,é barato mesmo aqui, A carne tem gosto de nada , ou do molho que acompanha, e como ainda por cima estou em dieta gordura ZERO ja viu o gosto que tem !!!
Os horarios sao caóticos também, aqui um pouco pior pois jantar as 17h sem colação a seguir significa ficar ao menos 13 horas sem nada oferecido, para comer
Eu digo oferecido pois ao contrario do Brasil aqui em materia de comida,e do resto também , só não entra no hospital o que vc nao quiser levar, talvez impliquem se vc entrar com um são bernardo puchado pela coleira, mas ainda assim tenho duvidas pois cães aqui entram em qualquer lugar.
Exemplo:A vizinha de quarto que é diabetica no dia da festa do Rhamadam ( festa do fim do jejum muçulmano) recebeu nada mais nada menos que umas vinte visitas cada uma com um prato de doces diferentes , feitos de mel.Todo dia ela telefonava ao marido pedindo, um peixe,, a moda deles, uma comidinha thailandesa que a filha levou , uns sanduiches tipo macdonald e por ai vai, e a enfermagem calculava sua dose de insulina ultra rapida pela quantiade de comida oferecida pelo hospital, claro! que não a ingerida. Nunca dava certo a glicemia dela , lógico, pensa que alguem se importa , não! e a enfermagem ainda comia os docinhos oferecidos pela paciente,
donde se conclui que é surealismo Belga como sempre

A enfermagem Eu estava no céu e nao sabia! De inicio realmente eu encontrei uma equipe super competente, e super eficiente também, elas sao rsponsaveis por tudo desde a fazer a cama ate servir a comida, além das tarefas habituais(medicamentos , sinais vitaii etc) das auxiliares de enfermagem no Brasil. Mas aqui são enfermeiras e vem de todos os lugares do mundo, haviam polonesas, asiaticas,rumenas, marroquinas,portuguesas ,africanas, e até mesmo raramente uma ou outra Belga.
Mas.. nem tudo que reluz é ouro e depois da minha transferência para o andar cirurgico, ali o nivel da enfermagem era péssimo,até mesmo as nossas 'enfermosas' aquelas promovidas da limpeza, aos quartos, passando pela cozinha, tao comuns nas policlínicas convêniadas , são melhores.
Umazinha resolveu que eu devia tomar dois soros de 1000 ml ao mesmo tempo pois o primeiro nao havia acabado e estava na hora do segundo, e tudo isso a velocidade maxima, A ponto de fazer um Edema Pulmonar facilmente se não tivesse uma boa bomba...e nao tivesse percebido a taquicardia a tempo de fechar tudo.

os Médicos:

Quando vôce pensa que uma faculdade de medicína aqui dura 7 anos, que uma especialização ,são mais sete anos e para sair médico de familia ainda se precisa estudar mais 2 ou 3 anos, diriamos : estudam bastante, devem saber bastante também!.Pura ilusão tem bons e ruins como em todo canto, e acho que a proporção é infelizmente, inversamente proporcional ao tempo de escola.
A começar pelo especialista em medicina interna o Dr "House" que deveria fazer um bom diagnóstico logo de entrada, e com a vantagem que o paciente,já estava dando a Ele de bandeja todos os dados corretos e documentados com exames complementares.
Ledo engano O Dr "Maison" resolveu eleborar ele mesmo um novo raciocinio baseado nas 'evidencias' de que " Gente do 3º Mundo tem doença infecciosa", aliás nada racista,
Ele sacou nao sei de onde uma Hepatite infecciosa tipo B C,D,E,F,G, mesmo com :Amilase Lipase E DHL aumentadissimas e com quadro agudo laboratorial e clinico doloroso e rápido, e pequenos calculos na vesicula. Virus brabos esses de terceiro mundo nao? O único problema é que como eu perguntei a ele ironicamente, 'ESSES Virus Aqui se pega na rua ? Pois contagio nao existiu.
Já que aqui: Eu nao sou médica , nao lido com sangue , tenho uma vida monogâmica e com parceiro sadio, e meus ultimos exames a menos de um mês estavam negativos e sou vacinada contra hepatite A e B.
Enfim 5 dias perdidos sem antibioticos e sem nada apenas para pesquizar a tal Hepatite que logicamente estava negativa.Mas enfim o que nao se complica se resolve sozinho, o quadro abrandou, pois os calculos se moveram e a colecistite a colangite a hepatite a pancreatite obstrutiva, melhoraram lentamente, com, sem, ou apesar do Dr "Maison."

Ai depois disso foi facil mais 5 dias de antibiotico para iniciar os procedimentos de investigação de calculos no coledoco, e um total de 8 dias até a cirurgia para evitar recidivas , o resto se resolveu sozinho

Os Especialistas. Ai não posso reclamar de quase nada, muito pelo contrario só tenho a agradecer ,principalmete ao cirurgiao geral que ao contrario do que estamos habituados no Brasil, falam com os pacientes , explicam , e são gentis e atenciosos os anestesistas tb te visitam antes e depois, fazem perguntas além das habituais ja foi operado antes, etc.. não tenho nada a reclamar, só que nao consegui ver nem a "cor" da sala de cirugia, curiosidade médica, no corredor ja tinha apagado.
A unica resalva no caso foi contra o gastro que ao entrar na sala para o procedimento de endoscopia nao tinha lido o prontuario antes,e tb nao escondeu isso, perguntou tranquilamente a mim: Ha! a Sra ja tinha uma ultrasom com calculos na vesicula? . Claro que ele iria procura-los em outros lugares, mas eles ja estavam lá antes!.
Sera que o clínico é tao ruim que não descobre eles nunca antes ,ou ele é tao descuidado que não sabe nunca o que vai fazer dentro do centro cirurugico antes de entrar, e diga-se de passagem atrasado,coisa rara aqui. Mas desculpa-se pelo sobrenome ..ele tb nao é Belga , é Italiano.

Enfim salvou-se o cirurgião e os anestesistas as Enfermeiras da clinica médica.
e no final a conta. Dessa eu nao posso contar nada ainda, pois já tem quase um mês e ela ainda não chegou!!!

Aqui vc entra e sai do Hospital sem pagar nada , "dinheiro nao é problema", agora quem e como vc paga ai é historia para um outro blog.

Quanto ao tratamento ele é baseado sempre em EVIDÊNCIAS e em Paracetamol lógico, se você evidentemente melhorar, otimo! o diagnóstico é secundário.Mesmo que já tenham te furado umas 13 vezes em 15 dias para acompanhar a evolução laboratorial, da evidência



Comentários

Anônimo disse…
Estimamos a melhora!Blog de apoio ao Dr. Joaquim Ribeiro Filho e equipe.
Agradecemos o seu apoio.

Postagens mais visitadas deste blog

Aviso aos navegantes " ladra de galinha"

retornado velhos textos