TIN TIN COM UMA STELLA ARTOIR


O Pequeno mundo da cultura Belga

Se diz que Bruxelas é a capital da Europa , se diz também ser uma cidade, cosmopolita onde milhões de nacionalidades são misturadas, milhões de línguas são faladas ,enfim uma torre de babel multicultural

Seria bom se fosse verdade, numa cidade bilíngue onde o próprio bilinguismo é inaceitável e dividido, onde existem duas comunidades escolares , culturais e associativas, que não se cruzam em geral não se frequentam, quase nunca e que mesmo politicamente não se suportam

Porque um pequenino pedaço de terra tao pequenininho que convive a anos com tantas invasões , diferentes, etnias de imigrantes variadas e diferentes culturas básicas não consegue se abrir ao conhecimento e a troca com tanta facilidade,? É o medo do desconhecido é a necessidade de se afirmar como pequenino povo ou são mesmo os ranços de uma burguesia, monárquica que torna isso tao difícil.

Esse ano vai haver como a cada dois anos um evento cultural chamado Europalia em que cada pais convidado expõe sua arte cultura e tradições o ultimo foi a a China.

Esse é o ano do Brasil na Bélgica que começa dentro de 3 meses e ninguém sabe ninguém viu, a publicidade a imprensa falam, mas tão pouquinho, que a impressão que se tem é que não vai existir.

Para elaboração da mesma foram gasto milhões de euros , milhões de negociações e milhões de tempo perdido tentando convencer as pessoas que os estereótipos que eles conhecem , não representam unicamente um país do tamanho do nosso, onde a real multiculturalidade no sentido de influencias tradições e manifestações culturais existe, e é evidente!

Quando se fala em um ritmo musical as pessoas falam! Há o samba, e alguns ainda arriscam forró, viajaram de férias ao nordeste ! que bom , de resto nada nunca nem ouviram falar.

Quando se fala de um escritor ai então é unanime todos conhecem Paulo Coelho ,é até adotado e sugerido nas escolas , numa tentativa enorme de mostrar as criancinhas que a capital do Brasil não é Buenos Aires, claro eles já sabem que é o Rio de Janeiro, bom pelo menos a maioria ,se você falar em Brasília. Há sei! Niemeyer construiu, alguns arriscam.

Não ter conhecimento do país alheio , pode ser parte da falta de politica de cultura educacional concordo, mas não querer aprender ai eu já acho que é mesmo burrice

Quantas propostas foram feitas principalmente na área de literatura ? E de cinema e ate mesmo de musica, área em que todos conhecem pelo menos a garota de Ipanema, foram simplesmente rejeitadas pois tem medo de não ter publico, as pessoas não conhecem Arnaldo Antunes? Mas com certeza já ouviram Tribalistas, afinal viajam muito e eu mesmo ouvi na rua na França na Espanha e na Itália!  sera que não existe um promotor de imprensa ou  divulgador de mídia capaz de fazer uma pequena ligação de um nome a outro apenas para divulgar?

As pessoas não vão se interessar por Adriana Calcanhoto , nem por Milton Nascimento ora bola eu também não vou me interessar por Arnô se ele for ao Brasil e não tiver um trabalho de mídia por traz, ate mesmo a famosa Amélie Nothomb poucos sabem quem é. Mas com uma boa e respeitável propaganda , ninguém resiste , até mesmo Coca - Cola se vende no mundo inteiro. Tem gosto de que? De coca cola , todo mundo sabe o que é ,e olha que só foi inventada a um menos de um século ,assim como também todo mundo conhece o Paulo Coelho esse bem mais novo.

Donde não se justifica dizer não quero porque não se conhece, o que se justifica é ter uma maquina de MÍDIA bem feita.

Enfim viva a multiculturalidade brasileira ,e viva a real possibilidade de ter ao menos a curiosidade de saber quem foi o TIM TIM, ou de saber que a IMBEV é também um pouco brasileira.

TIN TIN ! com uma Stela Artoir

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aviso aos navegantes " ladra de galinha"

retornado velhos textos