OFEIJÃO E O SONHO
Era uma vez um feijão que adorava sonhar,mas como iria fazer, para poder se tornar um lindo prato enfeitado com muitas férulas e cores, muitos verdes , amarelos e um sabor requintado, pois era um grão popular.
Um dia ele foi a uma festa de um famoso gourmet e se encantou com os pratos todos arrumadinhos e bonitos de se ver
"Quem me dera ser assim bonito elegante vistoso aprumado e bem disposto com a profusão de efeitos que atiçam o paladar".
E o pobre do feijão pretinho miúdo e simples ficou muito deprimido por não poder se igualar.
Ai passou ao seu lado um garboso leitão, roliço, rosado, elegante que sabia que podia em tudo se transformar, pois sozinho ou acompanhado iria a todos agradar. Lombinhos assados ,costeletas fritas, pernil ,presuntos , lingüiças, em tudo ele sempre vivia, sonhando em um dia, se transformar.
Pararam pra conversar e tomar umas bebidinhas pois que ninguém é de ferro e a festa estava boa, tinham muitos comes e bebes e boa musica a tocar.
O feijão ficou fascinado com a leveza do leitão. Ele era muito bonito ,livre , leve, dançava bem, elegante e tinha um BMW e muitos sonhos na mente,vivia sempre a sonhar
O feijão por sua vez ficou a se imaginar. O que, que eu posso fazer para ser assim como ele, e a todos encantar.?
Pensou .. pensou, foi ficando cada vez mais inebriado de ver o outro sonhar e acabou sonhando junto e tendo muito prazer de tentar achar um jeito de poder participar, afinal se o outro era assim, porque não podia tentar.
E o tempo foi passando e o feijão foi se aprumando e pensou até num jeito de isso tudo mudar. Ele podia se unir a esse garboso leitão e quem sabe ,fazer com que o sonho do outro fosse dele também e juntos comemorarem.
Daí nasceu à idéia de fazer uma feijoada. Que podia não ser tão bonita mas era forte gostosa e se muito bem arrumada com a ajuda do leitão ambos podiam se tornar um prato internacional, famoso no mundo todo,e podiam freqüentar os melhores restaurantes sem nada deixar desejar.
Foi correndo contar ao amigo essa idéia genial ,unidos podiam vencer. O feijão viveria seu sonho e seria muito feliz. E o outro conseguiria ser mais fabuloso ainda, e ganhar mais importância,na estima popular.
Mas ao passar isso ao amigo sentiu que ele não se empolgou, o que ele teria feito? Aonde ele pode errar?O leitão ficou com medo, Porque? Se a única intenção era ver ele feliz, ficar junto, acompanhar as delícias que ele tinha, sonhar junto com ele, alimentar os seus sonhos E o tornar mais popular.Dar a ele a possibilidade de estarem juntos mais vezes.
Mas o que ele não sabia é que o garboso leitão tinha muito ,muito medo de ao se misturar com ele e todo pretinho ficar, perder essa liberdade, de poder se apresentar das mais variadas formas e ter que parar de sonhar.
Ele queria o sonho de poder se diversificar ser livre em vários formatos e essa nova maneira podia lhe impedir de continuar a sonhar, e ai ,o que ele faria? Como viver sem sonhos mesmo sem poder alcançar, se tornaria mistura de um prato de feijão e mesmo conseguindo um sucesso vivendo essa nova receita, podia não mais se soltar..para ser presunto, lombinho acompanhar as batatas em outros e varias formas de poder se apresentar
O medo que o leitão tinha era apenas dele mesmo .O feijão nunca sonhou que isso fosse ocorrer pois de maneira nenhuma ele queria tirar a possibilidade do outro de continuar a sonhar e sim de mostrar ao outro que uma mistura dessas podia ser mais um jeito bem gostoso de comer.E que sendo um prato bem forte podiam ser muito famosos, gostoso,e de muita sustância, alimentando o seu sonho ,sem tirar o sonho do outro ,mas apenas uma maneira de dar ao outro um modo de poderem juntos iniciar mais um sonho Uma grande e bonita FEIJOADA com couve laranja arroz farofa e uma boa pimentinha para apurar o gosto, e para completar tomar uma caipirinha para arrematar a festa
Espero que esse leitão possa vir a compreender, que mesmo na feijoada ele sempre será o leitão, que feijão sem carnes se come ,mas não tem o mesmo sabor, e que a união dos dois pode ser muito boa mas nunca vai tirar de nenhum dos dois a possibilidade de existirem separados, como pratos fortes, nutritivos importantes dentro de cada cultura, que os saibam preparar.
Quem sabe..o tempo vai nos dizer se eles podem ou não tentar serem felizes para sempre.....
FIM
2/08/2001
Comentários
»
»